quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Inclusão na escola

Para atender as necessidades do aluno especial, precisa-se de uma mudança de paradigma que atinja todo o funcionamento da escola, em seus diversos níveis. Primeiramente o reconhecimento das diferenças precisam estar esclarecidos dentro do âmbito escolar. Desta forma a escola adquirir o conhecimento para fomenta a inclusão dos alunos com necessidades especiais, dentro de um eixo de aprendizagens que atendam o seu desenvolvimento.
Dentro dessa mudança de paradigma atitudinal e de reconhecimento, há uma nítida necessidade de investimento em estruturas físicas nas escolas, para sustentar a inclusão, sem deixar que caia na reprodução de um discurso que não esteja atrelado à realidade. Para incluir a escola precisa reconhecer a diferença, mas também necessita aparo do poder público na questão estrutural, no aperfeiçoamento de professores e equipe escolar, trazendo um discurso que se fundamenta na realidade.
A integração muitas vezes cai em um discurso sem base. O aluno é integrado dentro de um eixo de universalização do ensino, ou seja, na escola pública desestruturada para recebe-lo. Esse talvez seja o paradigma que não foi transposto. A universalização com qualidade.

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