quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Novas tecnologias na escola.

As tecnologias da informação podem colaborar para a construção do conhecimento, tendo em vista uma sistematização dessas novas linguagens, através do fomento de um discurso que eleve a importância de utilizá-las na explicação da sociedade atual.
Um currículo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades é uma maneira de adquirir essa sistematização, ou seja, uma forma de construir um discurso que contribua na explicação do concerto e que seja uma necessidade social.
O docente assumi um papel importante na mediação do discurso, compondo sua disciplina de recursos tecnológicos, atribuindo novas linguagens que contribui para estabelecer as contradições necessárias para o saber. A utilização desses recursos não substitui a ação do professor, pois a sala de aula é um lócus de mediações entre seres humanos que fomentam aprendizagens e vivências, portanto a sua posição é indispensável para a construção da aprendizagem.
A utilização desses novos recursos na sala de aula contribui para estabelecer um discurso eficiente na escola, tendo em vista a sociedade em que vivemos. Mas para a qualidade efetivar-se é necessário aliar todo nesse discurso pedagógico com políticas publicas concretas que viabilize os recursos tecnológicos no âmbito escolar.

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