segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Escola Prisão

Fonte: "Revista Nova Escola ed 200 março de 2007"



por Thiago Neves do Vale

“Para entrar na escola, é preciso se dirigir a um guichê gradeado, onde uma funcionária pouco sorridente pede dados aos visitantes. Em seguida, ouve-se o barulho de um molho pesado de chaves saindo do bolso. Outro funcionário, também sem mostrar os dentes, abre um grande portão de ferro. O cenário impressiona. Há grades por todos os lados, a sala de informática mais parece uma cela (tudo isso para proteger o patrimônio...)” (Revista Nova Escola ed 200, março de 2007)

As edificações das escolas publicas refletem os problemas de comportamento dos alunos. Se nem mesmo nós adultos suportamos ficar em um lugar assim, como podemos querer que crianças e jovens convivam em um ambiente inóspito por quatro ou cinco horas, sem extrapolar limites de comportamento.

As salas são superlotadas, sem ventilação, reboco das paredes caindo, quadro negro em péssimo estado, portas quebradas, grades por todos os lados, banheiros sem condições de uso e funcionários desmotivados. Isso trás uma série de barreiras intransponíveis de se superar.

Como uma escola pode conter o problema da indisciplina com esses recursos?

Como estabelecer um planejamento educacional que cumpra as metas do governo?

O governo estabelece as competições como forma de melhorar a educação. Então como competir nessas condições?

Vemos quase todos os dias as bizarras matérias, que os gurus da mídia trazem para solucionar o problema educacional. É sempre a mesma ladainha de competição, castigos, individualidades e escola sem ideologia. E ainda dizem que os culpados da nossa crise são os professores, que em toda greve realizada pela classe, a imagem de vagabundo é a primeira a ser associada. E claro as matérias que fomentam ideologias como História e Geografia, essas também são culpadas.

Diante dessa situação pergunto:

Quem é o culpado?

Como sair dessa crise?

Como começar a sair dessa crise?

Acho que diante dessa situação a única coisa a fazer é continuar a luta e ter esperança. Porque muitos professores ainda amam essa profissão. Ainda somos a esperança!

Um comentário:

Unknown disse...

Olá!!!! Finalmente estou aqui irmãozinho.....

Bem, concordo quando o texto diz que as escolas possuem arquitetura de presídio e que existe um protecionismo dos funcionários em relação aos bens públicos. No entanto,o texto é um pouco exagerado quando se refere aos funcionários, dizendo que estes são sempre pouco sorridentes. Devemos lembrar que pessoas sem educação existem em todos os ramos e não somente n a educação.
O principal problema da Educação não está na arquitetura da escola e sim na falta de recursos que esta enfrenta.
É difícil manter os alunos ligados na aula quando não se tem nada de recurso além da lousa. É necessário que a escola se modernize, que tenha laboratórios, computadores, biblioteca e que os alunos possam usufruir disso tudo. E principalmente diminuir a quantidade de alunos por sala pela metade, senão fica impossível dar uma atenção especial a cada aluno;lembramdo que cada aluno tem suas dificuldades particulares.
Outro aspecto importante seria o aumento de salário dos professores e a punição dos funcionários que não cumprem as suas obrigações como deveriam.
É isso, com essas mudanças a escola com certeza seria bem melhor e não teríamos tantos casos de indisciplina como temos hoje em dia.