quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pensadores (Lev Vygotsky)


"Lev Vygotsky"
Acesso em 25/09/2008



por Thiago Neves do Vale


"Uma palavra que não representa uma idéia é uma coisa morta, da mesma forma que uma idéia não incorporada em palavras não passa de uma sombra." (Lev Semionovitch Vygotsky)


Não poderia deixar de começar essa segunda discussão sobre a educação, sem citar a contribuição que os pensadores deram a essa abordagem. E minha análise pessoal sobre os pensadores me traz ótimas lembranças das aulas e exposições que meus colegas e eu levamos a sala. Claro que a primeira reflexão seria a do pensador Lev Vygotsky (1896-1934).

Esse pensador que morreu aos 37 anos tendo contribuições valiosas para a educação como, conceitos que remetem as relações entre pensamento e linguagem, à questão cultural no processo de construção de significados e principalmente no papel da escola no desenvolvimento mental das crianças. Tudo isso nos remetem a uma importância dada ao ensino infantil.

Sua abordagem surge de uma oposição teórica em relação a outro pensador, o suíço Jean Piaget (1896-1980), que constrói sua análise partindo do conceito de “Estágios de desenvolvimento”. Segundo Piaget há quatro estágios do desenvolvimento cognitivo. Vygotsky não contrapõe totalmente a análise de Piaget, mas fomenta a importância do meio social nesse desenvolvimento. Essa idéia constitui o pensamento sócio-construtivista, que nos dias atuais tem-se muitos debates por esse tema ser tão atual.

Devemos discutir o pensamento sócio-construtivista, sua contribuição, como esse pensamento é visto nas escolas e principalmente como nós professores utilizaremos em sala, em nossa prática docente. Essas reflexões podem trazer uma luz na grande luta para a melhora da educação brasileira.

2 comentários:

thiagoneves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Muito legal.